sexta-feira, 31 de maio de 2013

ESFIRRAS FECHADAS

(c) jorge dos santos moraes - maio de 2013

Huuuuummm que delícia! Perfeitas para um lanche da tarde, esta receita básica de esfirras pode utilizar o recheio de sua preferência, de carne moída a recheios mais gourmets. Vamos lá?




Ingredientes para a massa
400g de farinha de trigo
24g de fermento biológico fresco
24g de açúcar
24g de gordura (manteiga, margarina, óleo vegetal...)
8g de sal
2 gemas
Mais ou menos 200g de água ligeiramente morna

Ingredientes para o recheio de carne (sugestão!)
400g de carne moída de primeira (patinho)
2 colheres de sopa de água
Sal e pimenta ao gosto.
Opcional: hortelã picada

O recheio e o tempero ficam ao seu critério. Para quem curte uma alimentação vegetariana, um recheio bem interessante e saboroso é misturar proteína texturizada de soja (PTS) fina com TOFU picado e temperar, com cominho, nóz-moscada, sal e pimenta, ou com o tempero de sua preferência. Quem curte um sabor mais oriental, pode temperar a carne com pimenta síria, za'atar, sal e hortelã. É só usar a imaginação!!!


Modo de preparo

Levedura - Em uma tigela, misture com os dedos 50g da farinha de trigo com o fermento. Adicione cerca de 80g da água e misture bem, formando uma massa ligeiramente amolecida. Cubra com filme PVC, coloque um pano sobre a tigela e deixe reservado por cerca de 30 minutos.

Recheio - Enquanto espera a levedura, misture a carne com a água e adicione os temperos. Misture muito bem e, depois, divida em 8 porções iguais, fazendo pequenas bolas de recheio. Reserve na geladeira.




Massa - Em outra tigela, misture o restante da farinha com o açúcar e o sal. Adicione as gemas e a gordura e misture bem. Adicione a levedura e misture bem. Acrecente um pouco de água e misture. Adicione água novamente e misture outra vez. Repita o processo até que se forme uma bola única de massa. Coloque a massa sobre a bancada de trabalho e sove por cerca de 2 minutos. Acrescente mais um pouco de água e sove por outros dois minutos. Repita o processo até que resulte uma massa lisa, homogênea e mole, mas não grudenta! Coloque em uma tijela limpa ligeiramente untada com óleo. Cubra com um pano e deixe descansar por uns 5 minutos, tempo suficiente para limpar a bancada de trabalho.

Montagem das esfirras:

1) Divida a massa em 8 porções e faça pequenas bolas.


2) Pegue uma delas e com a ajuda de um rolo, abra-a no formato aproximadamente circular, no tamanho suficiente para recebeer a porção de recheio (de 12 A 13 cm de diâmetro). Não deixe a massa muito fina e cuidado para que não fique óleo sobre a massa! Coloque a porção de recheio um pouco fora do centro da massa e, depois, deixe-a no formaro ovalado.




3) Puxe dois lados de modo a cobrir a massa. Pressione com os dedos.




4) Em seguida, puxe a parte que restou da massa de modo a formar um triângulo em torno do recheio. Pressione bem a massa com os dedos e coloque a esfirra com as emendas de massa para baixo em uma forma lihgeiramente untada.




5) Repita o processo com as demais esfirras. Não se preocupe se elas não ficarem perfeitas. Quando crescerem no forno elas tomarão o formato final!  Ao terminar, deixe descansar por cerda de 20 ou 30 minutos.



Finalização - Faça uma mistura de gemas de ovo com água (eu uso uma colher de sobremesa de água para cada gema) e com um pincel passe essa mistura sobre as esfirras. Depois, polvilhe orégano ou sementes de gergelim sobre elas. Coloque-as para assar em forno pré-aquecido a 175 °C (eu uso um forno elétrico com a grelha na posição central e dourador ligado) por cerca de 20 minutos (vai depender do seu forno) - essa temperatura é a mesma usada para assar bolos (média/baixa) em fornos a gás convencionais.

Quando estiverem prontas, retire-as e pronto! Quentinhas e fresquinhas, ficam uma delícia!!! Nada daquelas esfirras requentadas "de boteco"...


domingo, 26 de maio de 2013

PÃEZINHOS DE FUBÁ

(c) jorge dos santos moraes - maio de 2013

Uma deliciosa sugestão para o café da tarde, com uma geleia de frutas bem caseira ou um delicioso melado de cana-de-açúcar! Então? Vamos à receita?



Ingredientes
400g de farinha de trigo
100g de fubá amarelo (ou branco) - não usar Polentina (R) ou semelhantes!
25g de açúcar
10g de sal
25g de gordura (manteiga, margarina ou qualquer óleo vegetal )
30g de fermento biológico fresco
Mais ou menos 300g de água ligeiramente morna

Modo de preparo

Levedura - Em uma tigela (bowl) coloque 50g da farinha de trigo. Adicione o fermento e misture com os dedos de modo a "acordar" o fermento. Depois, adicione cerca de 80g de água e misture de modo a obter uma massa ligeiramente mole. Cubra com filme PVC, coloque um pano por cima e deixe crescer por uns 30 minutos.

Massa - Em outra tigela, misture os ingredientes secos: a farinha restante, o fubá, o açúcar e o sal. Adicione a gordura e misture bem com os ingredientes secos. Em seguida, adicione a levedura e misture. Agora, adicione um pouco de água e misture com os demais ingredientes. Se precisar, adicione mais um pouco de água até que se forme uma massa que desgrude da tigela. Coloque a massa sobre a bancada de trabalho e sove por uns dois minutos. Adicione mais um pouco de água e sove novamente por mais dois minutos. Repita o processo até que você tenha uma massa lisa e mole o suficiente para que não grude na bancada. Em seguida, coloque a massa já sovada em uma tigela e deixe descansar por uns cinco minutos, tempo suficiente para limpar a sujeira da bancada.

Pãezinhos - Divida a massa em 10 porções iguais e coloque-as em uma forma untada, deixando espaço para que elas possam crescer. No meu caso, eu uso uma forma de 35 cm x 35 cm que mandei fazer por encomenda para meu forno elétrico. Coloque a forma com os pães em um local seco e deixe crescer pelo menos 30 minutos (o tempo vai depender da temperatura ambiente).

Forno - Pré-aqueça o forno a 175 °C. Enquanto isso, retire a forma com os pães e borrife-os com água e em seguida polvilhe um pouco de fubá sobre eles. Quando o forno estiver aquecido, coloque-os para assar, por cerca de 20 minutos (o tempo depende de seu forno! Eu uso um forno elétrico com o dourador ligado) até que fiquem corados, como na fotografia.

Pronto! Retire-os da forma e coloque-os sobre uma grade ou grelha para esfriar.

Detalhe!!! O fubá não precisa ser escaldado antes de ser usado, ok???

quarta-feira, 1 de maio de 2013

PÃEZINHOS INTEGRAIS

(c) jorge dos santos moraes - maio de 2013

Estes pãezinhos integrais são ótimos para um delicioso café da tarde. Esta receita eu a desenvolvi pensando na minha irmã que é vegan, ou seja, nada de origem animal na receita. Vamos à receita...




Ingredientes:
  • 350g de farinha de trigo comum
  • 150g de farinha de trigo integral
  • 30g de fermento biológico fresco (2 tabletes)
  • 10g de sal
  • 25g de açúcar mascavo
  • 25g de óleo vegetal (canola ou girassol)
  • água ligeirramente morna (mais ou menos 270g = 270 ml) - a quantidade vai depender da farinha utilizada.

Modo de Preparo:

Primeira etapa: levedura - numa tigela (bowl) misture o fermento biológico com 50g da farinha normal. Isso serve para "acordar" o fermento que está numa temperatura baixa. Acrescente 80g de água ligeiramente morna, misture bem, cubra com um filme PVC, por cima coloque uma toalha ou pano de prato, e deixe o fermento agir por cerca de 30 minutos em um lugar seco e em temperatura ambiente.

Segunda etapa: massa - em outra tigela, mistura o restante da farinha de trigo comum com a farinha de trigo integral. Acrescente o sal, o açúcar mascavo e o óleo. Mexa ligeriramente. Adicione a levedura e um pouco de água. Misture bem. Se necessário, acrescente mais água até formar uma "bola de massa".

Terceira etapa: sova da massa - Retire a massa da tigela e coloqueá sobre a bancada de trabalho. Sove por uns dois minutos (ela deve estar bastante dura, mas durante o processo, o rasgar da massa irá despertar o gluten). Acrescente um pouco de água e sove novamente por mais uns dois minutos. Adicione mais um pouco de água e sove novamente por outros dois minutos. Repita o processo até que fique uma massa mole, lisa e elástica. A massa não deve ficar muito grudenta (excesso de água). Coloque a massa na tijela e deixe descansar por uns 5 minutos, tempo suficiente para limpar a bancada.

Quarta etapa: forma - Unte uma forma de tamanho suficiente para caber 10 pãezinhos com uma folga para que possam crescer (eu uso uma forma de 35cm x 35cm que mandei fazer sob medida para meu forno elétrico). Feito isso, divida a massa em 10 porções de mesmo peso (tamanho), faça pequenas bolinhas bem lisas e bem fechadinhas e coloque-as na forma. Coloque a forma em um local fechado e seco e deixe crescer por cerca de 45 minutos.

Quinta etapa: forno - Pré-aqueça o forno a 200 °C (se usar forno elétrico, deixe o dourador ligado todo o tempo). Antes de colocar a forma no forno, borrife um pouco de água sobre os pãezinhos. Asse-os por aproximadamente 17 minutos (vai depender do forno! em fornos normais à gàs, sem o dourador, é possível que eles não fiquem com o douradinho da fotografia - talvez seja necessário deixar um tempo maior.)

Depois de assados, retire-os sobre uma grelha ou grade para esfriar. Pronto!!!