domingo, 15 de setembro de 2013

PÃEZINHOS DE LEITE

(c) jorge dos santos moraes - setembro de 2013

Uma receita muito interessante! Com ela é possível fazer pães para hot-dogs ou para hamburgueres, apenas mudando o formato dos pãezinhos. Um detalhe importante!!! Se você utilizar um forno a gás convencional o resultado será um pouco diferente, pois, por não ter dourador, demora um pouco mais para que os pãezinhos fiquem bem assadinhos e tende a ficar uma crosta mais dura na parte de baixo, mas nada que prejudique o sabor final. Vamos à receita?



Ingredientes para a levedura
50g de farinha de trigo
10g de fermento biológico instantâneo seco (ou 30g do fresco = 2 tabletes)
85g de água ligeiramente morna.

Ingredientes para a massa
Levedura
450g de farinha de trigo
25g de leite em pó (de boa qualidade!)
10g de sal
30g de açúcar
25g de manteiga ou margarina culinária (não use "a de potinho"!!!)
A gema de 1 ovo.
Mais ou menos 220g de água ligeiramente morna (a quantidade vai depender da absorção pela farinha...)

Modo de preparo da levedura
Misture a farinha com o fermento. Adicione a água e misture bem. Cubra com filme plástico, coloque um pano de prato por cima e deixe reservado por cerca de 30 minutos para desenvolver.

Modo de preparo da massa
Em uma tigela ("bowl"), misture a farinha com o sal, o açúcar e o leite em pó. Adicione a gema, a margarina e a levedura e misture. Adicione um pouco da água e misture bem, até formar uma massa firme e que a tigela fique limpa! A seguir, coloque a massa sobre uma mesa ou bancada de trabalho e sove bem por uns três minutos, procurando "rasgar" a massa com as mãos de modo a desenvolver o glútem da farinha. Adicione um pouco mais de água e sove novamente por mais uns 3 ou 5 minutos, sempre rasgando a massa. Continue adicionando água aos poucos e sovando até que você obtenha uma massa uniforme, lisa, e mole o suficiente para ser trabalhada com as mãos e sem grudar na bancada de trabalho. Coloque essa massa numa tigela levemente untada com óleo e deixe descansar por uns cinco minutos, tempo suficiente para limpar e organizar a bancada.

Modelando os pães.
Divida a massa em 10 porções iguais e forme pequenas bolas individuais.



Pegue uma delas e com a mão achate-a com a mão, dando um golpe, por exemplo (fig. 1). Em seguida, comece a enrolar a massa a partir de um ponto, até formar um pequeno cilindro (figs. 2 e 3). Enrole esse cilindro sobre a bancada, para frente e para trás, umas cinco vezes, para fixar bem a emenda. Coloque, então, o pãozinho em uma forma untada, deixando um espaço para que ele possa crescer. Eu usei a minha já conhecida forma 35cm x 35cm que mandei fazer por encomenda para meu forno. Use uma forma adequada!



Repita o processo para todos os pãezinhos (fig. 4). Coloque a forma em um local quente e seco e deixe-os crescer por mais ou menos meia hora ou até que cresçam o suficiente para grudarem uns nos outros (fig. 5).




Assando os pãezinhos 
Coloque a forma no forno elétrico pré-aquecido a 175 °C (médio no forno à gás), com a grelha na posição central e com o dourador ligado. Asse-os por 17 minutos, ou até adquirirem a cor desejada.


Depois de assados, coloque-os sobre uma esteira ou grelha deixe esfriar. Depois é só consumir!!!!