sábado, 17 de janeiro de 2015

BISCOITINHOS "OLHO DE BOI"

Esses biscoitinhos amanteigados, com um toque de goiabada, são o complemento perfeito para o chá da tarde. Ou ainda com um delicioso copo de leite bem gelado. Ou mesmo sem nada, só ele... Demais!!! A receita original é do curso de Confeiteiro do Liceu de Ofícios da Prefeitura de Curitiba, curso que eu tive a oportunidade de fazer em 2005. Vamos a ela?



Ingredientes:
500g de farinha de trigo
150g de açúcar
300g de manteiga ou margarina culinária "em pomada" - temperatura ambiente
1 ovo
5g de fermento químico (mais ou menos uma colher rasa de sobremesa)
200g de goiabada cortada em cubinhos não muito grandes.
1 colher de chá de essência de baunilha

Observação: as quantidades são suficientes para fazer duas formas de biscoitinhos do tamanho 35cm x 35cm, as mesmas que eu mandei fazer sob encomenda para o meu forno elétrico. Mas qualquer forma que você tiver dará certo. O que vai mudar é a divisão da massa.


Modo de preparo:

Numa tigela (bowl), misture bem os ingredientes secos: a farinha, o açúcar e o fermento.

Acrescente a manteiga (ou margarina) e misture lentamente, trabalhando com as pontas dos dedos, até que forme uma farofa úmida, como mostra a figura abaixo. Reserve.


Em uma xícara, misture bem o ovo com a essência e, depois, adicione essa mistura à massa. Trabalhe, então, a massa dentro da tigela até formar uma bola mais ou menos homogênea e lisa. Coloque essa bola de massa na bancada de trabalho e alise um pouco mais. Cuidado para não sovar a massa. Não queremos "despertar" o glúten da farinha (os biscoitinhos ficariam mais duros que o desejado).


 Polvilhe um pouquinho de farinha, coloque em um saco plástico ou envolva com filme PVC e deixe descansar na geladeira por 15 minutos.

Passado esse tempo, retire a massa da geladeira e divida em duas partes iguais (ou em mais partes, se sua forma for menor que as minhas).


Guarde uma das metades na geladeira e com a outra, faça pequenas bolinhas, como se fossem brigadeiros. Não faça bolinhas muito grandes! Coloque-as em uma forma previamente untada e enfarinhada, deixando um espaço entre elas. Não se preocupe com perfeição, pois, ao esquentar, a manteiga fará com que os biscoitinhos assumam a forma definitiva.


Faça pequenos buracos na massa, não muito fundos, apenas o suficiente para acomodar os cubinhos de goiabada. Eu usei o cabo de uma faca em inox.


Coloque os cubinhos de goiabada e leve ao forno pré-aquecido a 175 °C, com dourador ligado e grade na posição central (fogão elétrico). Se você usar o forno do  fogão a gás, use temperatura média.


O tempo de forno vai depender, é claro, do seu forno, mas deve ficar entre 15 a 20 minutos. Cuidado para não queimá-los. Depois de assados, deixe-os esfriando na própria forma e só depois de bem frios você pode retirá-los para consumo. Não queira comê-los ainda quentes, porque a goiabada atinge altas temperaturas que podem provocar graves queimaduras dentro da boca.