terça-feira, 30 de junho de 2015

BROA RÚSTICA DE CENTEIO COM CERVEJA PRETA E MEL

(C) 2015 - Jorge dos Santos Moraes

Um pão rústico e de sabor marcante. A união perfeita de dois elementos simples da natureza, o centeio e o mel, com o sabor forte da cerveja preta. Irresistível tentação. Vamos à receita?


Ingredientes

Você vai precisar de 1 latinha de cerveja preta escura forte. Eu usei a Caracu (R).

LEVEDURA
100g de farinha de trigo
100g da cerveja preta, em temperatura ambiente.
8g de fermento biológico seco instantâneo.

MASSA
200g de centeio
100g de farinha de trigo
24g de azeite de oliva
32g de mel puro (evite imitações)
8g de sal
156g da cerveja preta (gelada, se for sovar a massa na batedeira)


Modo de preparo

Comece pela levedura. Misture bem os ingredientes. Cubra com um plástico e deixe descansar por 30 minutos.

Depois desse tempo, misture a levedura com os demais ingredientes da massa. Sove bem, à mão ou na batedeira, até obter uma massa bem lisa e homogênea. Devem ser necessários uns 20 minutos se à mão e uns 10 ou 12 minutos se na batedeira. Coloque a massa em uma tigela (bowl) levemente untada com óleo, cubra com um plástico e deixe descansar por pelo menos 30 minutos e não mais que 45 minutos, de preferência em um local não muito frio.

Passado o tempo da segunda fermentação, coloque a massa sobre a mesa ou bancada de trabalho e trabalhe com as mãos de modo a retirar todo o ar da fermentação. Modele dando o formato de sua preferência e coloque em uma forma polvilhada com farinha de trigo (não precisa ser untada). Deixe em um local não muito frio por pelo menos 1 hora (deve dobrar de volume, no mínimo).

Pré-aqueça o forno em 210 °C. Com um pulverizador, borrife o pão com água (evite o excesso). Coloque-o no forno e, antes de fechar a porta, borrife uma das paredes do forno para formar um ambiente saturado de vapor. Isso ajudará na formação da crosta do pão. Asse-o nesta temperatura por uns 15 minutos e, depois, diminua a temperatura do forno para 180 °C. Asse-o por mais uns 15 minutos (o tempo vai depender do seu forno.)

Retire-o do forno e deixe esfriar sobre uma grelha.

Pronto! Agora é só degustar com um bom mel silvestre para acompanhar.