segunda-feira, 6 de julho de 2015

DOCE DE ABÓBORA DO VELHO

(C) 2015 - Jorge dos Santos Moraes

E na hora do café, ou do chá, nada melhor que uma boa fatia de pão caseiro coberta com uma camada generosa de um doce bem gostoso. O problema é encontrar, nos mercados, um doce que seja bem feito. O melhor, então, é fazer casa. Simples de fazer e com o sabor delicioso de um doce caseiro bem feito. Vamos à receita?



Ingredientes
500g de abóbora menina, descascada, sem as sementes e cortadas em pedaços médios.
125g de açúcar refinado
50g de côco ralado seco (adoçado)
2 cravos

Duas observações:

1) A quantidade aqui fornecida é suficiente para quase encher um vidro de conserva. Se você quiser fazer mais, basta manter a proporção da receita: para cada quilo de abóbora, usar 250g de açúcar (25% do peso total de abóbora) e 100g de côco ralado (10% do peso total de abóbora). O cravo fica ao seu gosto.

2) A abóbora utilizada é essa mostrada na fotografia ao lado. Eu a conheço como abóbora menina.


Modo de preparo

Coloque os pedaços de abóbora e o açúcar em uma tigela (bowl) e misture bem. Deixe descansar por 30 minutos (maceração com açúcar).

Passado esse tempo, coloque o conteúdo da tigela em uma panela, preferencialmente de fundo grosso, tampe e leve ao fogo bem baixo. A água própria da abóbora é suficiente para cozinhá-la.

Cozinhe a abóbora por uns 30 minutos ou até que ela fique bem macia, mexendo de vez em quando e mantendo a panela tampada. Quando ela estiver no ponto e a água quase estiver toda absorvida, amasse os pedaços maiores restantes e adicione o côco ralado. Mexa bem e cozinhe por mais uns cinco minutos, mexendo sem parar.

Depois de pronto, coloque o doce em um recipiente de vidro previamente esterilizado em água fervente. Deixe esfriar e pronto! Depois de consumir, o doce deve ser guardado na geladeira e deve ser consumido em até uma semana (lembre-se que não foi utilizado nenhum conservante, natural ou não).