quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

BISCOITINHOS DE FUBÁ DO VELHO

(c) 2015 - Jorge dos Santos Moraes

Hummm! Uma receita original daqui da minha cozinha, esses biscoitinhos amanteigados de fubá são perfeitos para aqueles momentos do dia quando bate uma fominha fora de hora. Leves, crocantes e com um toque amanteigado, vão muito bem na companhia de um delicioso copo de leite. E, é claro, são também perfeitos para o chá ou café da tarde. Vamos à receita?



Ingredientes
> 100g de farinha de trigo
> 100g de fubá mimoso amarelo
> 100g de amido de milho
> 150g de manteiga ou margarina culinária (em temperatura ambiente)
> 100g de açúcar
> 10g de fermento químico (para bolo)
> 1 ovo


Modo de preparo

Primeiro, em uma tigela, misture o trigo com o fubá, o amido e o fermento. Feito isso, adicione a margarina e, com os dedos, trabalhe a massa até que ela fique parecendo uma farofa úmida.


Em seguida, em outra tigela, misture bem o açúcar com o ovo até ficar um creme bem clarinho. 


Depois, adicione esse creme à tigela com as farinhas e, com uma espátula, misture bem até formar uma massa meio mole que lembra uma polenta. É assim mesmo que tem que ficar!


Cubra a tigela com um plástico e leve à geladeira por 30 minutos (assim fica mais facil modelar os biscoitinhos).

Passados os 30 minutos, retire a massa da geladeira e modele os biscoitinhos do tamanho desejado (evite fazê-los muito pequenos). Coloque-os em uma forma previamente untada e enfarinhada.


Finalmente, asse-os em forno pré-aquecido à temperatura de 175 °C, por uns 15 ou 20 minutos, tomando o cuidado de não queimá-los (o tempo vai depender, como sempre, do seu forno).


Depois de assados, deixe-os esfriar na própria forma.

Pronto! Fácil, não? Agora basta pegar um copo de leite, colocar alguns biscoitos em um pratinho e... bom apetite!



segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

PÃEZINHOS DE CENTEIO E MELADO

(c) 2015 - Jorge dos Santos Moraes


Já deve estar claro, pelas receitas postadas aqui no blog, a minha paixão pela panificação. É mágica a transformação da farinha de trigo em pão. A receita de hoje é simples, mas os pãezinhos ficam muito saborosos e com um aroma fantástico. Não são pãezinhos rústicos, com aquela casquinha crocante e tal, mas são ótimos para o lanche a qualquer hora do dia. Vamos à receita?



Ingredientes

Para  levedura
> 100g de farinha de trigo
> 8g de fermento seco instantâneo
> 100g de água (em temperatura ambiente)

Para a massa
> 200g de farinha de centeio
> 100g de farinha de trigo
> 8g de sal
> 24g de melado de cana
> 24g de óleo de girassol (ou milho - evite o óleo de soja)
> 140g de água (GELADA, se for usar a batedeira)


Modo de preparo

Em uma tigela (a da própria batedeira), misture os ingredientes da levedura. Cubra com um plástico e deixe fermentar por 30 minutos.

Passados os 30 minutos, adicione os ingredientes da massa à levedura e sove a massa, na batedeira ou com as mãos, até que a massa fique bem lisa e homogênea. Deve levar uns 10 ou 12 minutos na batedeira. Coloque a massa numa tigela levemente untada com óleo, cubra com o plástico e deixe reservado por mais 30 minutos para a segunda fermentação.

Finalmente, coloque a massa sobre a mesa ou bancada de trabalho e sove-a levemente para que ela absorva bem o óleo da tigela que ficou na sua superfície e para eliminar o ar da fermentação.

Divida a massa em 10 porções e forme bolinhas. Cubra cada bolinha com uma leve camada de trigo e coloque-as em uma forma untada. Depois que todas elas estiverem na forma, com uma faca bem afiada ou gilete, faça pequenas incisões na parte superior, formando um x, como mostra a figura.


Coloque a forma em um local protegido de correntes de ar e deixe as bolinhas crescerem (terceira fermentação) por 1 hora.

 

Depois desse tempo, com a ajuda de um borrifador comum, umedeça levemente os pãezinhos (sem enxarcá-los). Leve-os ao forno pré-aquecido a 210 °C. Com a porta do forno parcialmente aberta, borrife água nas paredes do forno de modo a criar uma atmosfera de vapor. Feche a porta do forno e baixe a temperatura para 175 °C. Asse-os por mais ou menos 25 minutos (o tempo dependerá do seu forno).






Depois de assados, coloque-os sobre uma grelha para esfriar (ou se preferir, pode comê-los ainda quentinhos, com manteiga, por exemplo).



Pronto! Bom apetite!







quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

BOLO DE BANANA COM CANELA E AVEIA

(c) 2015 - Jorge dos Santos Moraes

Eu adoro quando chega a hora do lanche no final da tarde. E lanche, para mim, tem que ter um bom bolo como companheiro perfeito para o café, chá ou achocolatado… A receita de hoje eu a concebi quando me bateu uma vontade danada de comer uma de bolacha que eu adoro, de uma marca famosa, feita com esses três ingredientes: a banana, a aveia e a canela – casamento perfeito, não? Juntei os ingredientes que eu tinha em casa e o bolo saiu. Vamos à receita?



Ingredientes

> 150g de farinha de trigo
> 50g de aveia em flocos (médios)
> 150g de açúcar
> 60g de manteiga ou margarina culinária (em temperatura ambiente)
> 125g de leite (meio copo de requeijão)
> 2 ovos (claras e gemas separadas)
> 75g de banana caturra (mais ou menos uma banana média)
> 1 colher de sobremesa de fermento químico (para bolo)
> canela ao gosto (eu usei 1 e ½ colher de chá não muito cheias)


Modo de preparo

Em uma tigela, bata as claras em neve. Reserve.

No liquidificador, bata a banana com o leite, as gemas e a canela. Reserve.

Em outra tigela, bata bem o açúcar com a manteiga. Depois, acrescente o leite batido e bata mais um pouco para misturar bem os ingredientes. Parece que desandou, mas não!

A seguir, acrescente o trigo e o fermento e mexa para incorporar a mistura. Não bata demais para não desenvolver o glúten do trigo (o bolo pode ficar duro).

Separe cerca de 1/3 da clara em neve, adicione à massa e misture bem.

Finalmente, adicione os 2/3 restantes da clara e misture delicadamente, para não perder a aeração das claras.

Coloque a massa em uma forma de pão retangular (ou outra forma de sua preferência) previamente untada e enfarinhada.

Asse em forno pré-aquecido a 175°C por mais ou menos 40 minutos (o tempo vai depender do seu forno). Ele não vai ficar um bolo muito crescido, por causa dos ingredientes.

Depois de assado, é só esperar esfriar e pronto! Bom apetite!!!

Algumas dicas:

1) Quanto a forma, eu usei a minha forma para pão caseiro que mede 10cm x 23cm x 6cm. Nas padarias ela é conhecida como forma para pão de 600g. Se quiser, use uma forma redonda de 20 cm de diâmetro ou menos. Não use forma maior ou o bolo vai ficar muito baixo.

2) Sempre que usar o forno elétrico para assar bolos, deixe o dourador (se tiver) desligado durante os primeiros 20 ou 30 minutos. Assim o bolo cresce melhor. Depois desse tempo, ligue o dourador e deixe assar o tempo necessário. Use sempre a grelha na posição mais baixa.

3) Se quiser, cubra o bolo com uma leve camada de açúcar de confeiteiro com canela, pouco antes de servir.