sábado, 30 de março de 2013

PÃOZINHO DE CREME DE LEITE

(c) jorge dos santos moraes - março de 2013

Super macios, estes pãezinhos são o acompanhamento perfeito para o café ou lanche da tarde, bem acompanhados de um geléia bem caseira.




Ingredientes:

500g de farinha de trigo
100g de creme de leite fresco (não pode ser o de caixinha!)
25g de ovo (veja a dica!)
10g de fermento instantâneo (1 envelopinho)
30g de açúcar
10g de sal
5g de fermento químico (para bolos)
água ligeiramente morna o quanto baste (mais ou menos 175g = 175 ml).

Obs: A quantidade de água depende muito da farinha de trigo utlizada. Algumas absorvem mais, outras menos. O ideal é ir acrescentando a água à medida que se trabalha a massa.

Dica: para o ovo dessa receita e qualquer outra, bata-o com um garfo para misturar gema e clara e, depois, separe o peso desejado. Os 25g correspondem à metade da mistura clara+gema.

Modo de preparo

Primeira etapa: levedura - em uma tigela (bowl), coloque 50g de farinha de trigo, acrescente o fermento e misture bem. A seguir, acrescente água ligeiramente morna o suficiente para formar uma massinha bem mole, mas não "aguada". Não esqueça de mexer enquanto adiciona a água. Cubra com um filme plástico e deixe reservado por 30 minutos. Cubra com um pano por cima do filme.

Segunda etapa: massa - em outra tigela, peneire os 450g restantes da farinha de trigo e adicione o açúcar, o sal, o ovo, o creme de leite, a levedura e o fermento químico. Misture bem. Comece a adicionar água aos poucos, enquanto junta toda a massa com uma das mãos. Quando toda a massa formar uma bola consistente, coloque-a sobe a mesa ou bancada e comece a sovar. Sove por uns dois minutos e acrescente mais um pouquinho de água. Sove novamente por outros dois minutos e sinta a consistência da massa. Se ela ainda estiver pesada, endurecida, acrescente mais um pouco de água e sove por outros dois minutos. Repita o processo até que você sinta que a massa esteja mole e maleável, mas não muito mole que fique toda grudada na mesa e nas mãos. Faça uma bola lisa com a massa e coloque-a numa tigela polvilhada com farinha de trigo. Polvilhe trigo sobre a massa, cubra com um pano e deixe descansar rapidamente, por uns 5 minutos, tempo suficiente para lavar a louça e limpar a mesa.

Terceira etapa: crescimento - divida a massa em dez porções e modele-as na forma de pequenas bolas e, depois, coloque todas elas em uma forma untada com manteiga ou margarina com 80% de lipídios (margarina culinária - não use margarina "de potinho" porque todas elas têm grande concentração de água). Cubra com um pano e deixe crescer por cerca de 45 minutos em um lugar seco e quente. A forma mostrada na foto tem dimensões 35 cm x 35 cm, feitas para caber certinho no forno elétrico, mas qualquer forma serve, desde que se tenha o cuidado de deixar um espaço entre os pães, pois eles vão crescer no forno.

Quarta etapa: forno - quando der o tempo de crescimento (45 minutos), ligue o forno a 180°C para pré-aquecer por pelo menos 10 minutos (vai depender do seu forno - o ideal é um forno elétrico com dourador ligado e com a grelha na posição média). Quando estiver aquecido, leve a forma com os pães para assar por cerca de 17 a 20 minutos, dependendo de seu forno.

Desenforme ao tirar do forno e coloque os pães sobre uma grelha ou grade para esfriar. Não deixe nas formas e nem coloque diretamente sobre um superfície plana!!!

Pronto! Agora é só se deliciar, quentinhos ou frios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário