domingo, 31 de março de 2013

CIABATTA FEITO EM CASA

(c) jorge dos santos moraes - março de 2013
Delicioso, com um casquinha bem dourada, o pão ciabatta é um verdadeiro sucesso no café, com um pouco de manteiga, então! Um pão tradicional da Itália que pode ser feito em casa, com um pouco de trabalho e muita sujeira com trigo!!! Para fazê-lo deve ser utilizado um forno elétrico ou a gás, desde que tenha dourador. No forno comum não se consegue um "bronzeado" uniforme. A massa leva uma grande quantidade de água e por isso ela tem um manuseio diferente. Vamos à receita?




Ingredientes:

400g de farinha de trigo
10g de fermento instantâneo (1 pacotinho)
4g de açúcar
8g de sal
8g de azeite de oliva
8g de leite em pó
água ligeiramente morna o quanto baste (de 240g a 260g, dependendo da farinha)

Modo de preparo:

Primeira etapa: levedura - em uma tigela (bowl), coloque 50g da farinha de trigo, acrescente o fermento e misture bem. A seguir, acrescente água ligeiramente morna o suficiente para formar uma massinha bem mole, mas não "aguada" (cerca de 80g). Não esqueça de mexer enquanto adiciona a água. Cubra com um filme plástico e deixe reservado por 30 minutos. Cubra com um pano por cima do filme. Enquanto espera, unte e enfarinhe uma forma para receber a massa. Eu usei uma forma de dimensões 18 cm x 26 cm x 5 cm. 

Dica: A forma para crescimento tem que ser proporcional à quantidade de massa. Para a quantidade da receita a forma não pode ser muito maior que essa eu eu usei.



Segunda etapa: massa - em outra tigela, peneire os 350g restantes da farinha de trigo e adicione o açúcar, o sal, o leite em pó, o azeite de oliva, e a levedura. Misture bem. Comece a adicionar água aos poucos, enquanto junta toda a massa com uma das mãos. Quando toda a massa formar uma bola consistente, coloque-a sobe a mesa ou bancada e comece a sovar. Sove por uns dois minutos e acrescente mais um pouquinho de água. Sove novamente por outros dois minutos e sinta a consistência da massa. Se ela ainda estiver pesada, endurecida, acrescente mais um pouco de água e sove por outros dois minutos. Repita o processo até que você sinta que a massa esteja mole e maleável, mas não muito mole que fique toda grudada na mesa e nas mãos. Nesse momento, acrescente mais um pouco de água de modo que ela fique mole o suficiente para não poder sová-la mais (cuidado para não deixá-la muito mole!). A seguir, polvilhe trigo sobre a massa e nas suas mãos e então coloque a massa na forma de forma que ela cubra o fundo. Polvilhe um pouco de trigo sobre ela, cubra com filme PVC, cubra com um pano e deixe crescer por 1 hora em um lugar seco e quente.



Terceira etapa: modelagem - cubra uma superfície com farinha de trigo e vire a forma sobre ela para que a massa caia sobre ela. A massa vai diminuir de volume. É normal! Em seguida, com uma faca, divida em três partes (ou duas, se quiser um pão maior). Delicadamente, com os dedos cobertos de trigo, separe as três partes, passe mais um pouco de trigo em cada uma e delicadamente coloque-as em uma forma enfarinhada (e não untada). Coloque os pães novamente para crescer, agora por 20 minutos. Aproveite e ligue o forno com o dourador e grelha na posição média em 220°C para pré-aquecer.




Quarta etapa: assar - depois de 20 minutos e com o forno pré-aquecido, coloque os pães para assar por cerca de 20 minutos, até que fiquem dourados (o tempo vai depender do seu forno e se for feito em forno comum ele não ficará dourado como os da fotografia.)




Desenforme ao tirar do forno e coloque os pães sobre uma grelha ou grade para esfriar. Não deixe nas formas e nem coloque diretamente sobre um superfície plana!!!

Você pode comê-los ainda quentinhos, mas frios com um recheio especial eles podem ser transformados em ótimos sanduíches!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário