terça-feira, 2 de abril de 2013

CRUMBLE BREAD - Pão com farofa

(c) jorge dos santos moraes - abril de 2013

Um pão doce com uma cobertura crocante de farofa! Delicioso a qualquer hora do dia, bem acompanhado de um café ou chá. Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena! Vamos a receita?


Ingredientes para o pão:
500g de farinha de trigo
10g de fermento seco instantâneo (1 pcaotinho)
10g de fermento químico (para bolo)
25g de leite em pó
30g de manteiga ou margarina 80% (culinária) em temperatura ambiente
40g de açúcar
10g de sal
Mais ou menos 300g (300 ml) de água ligeiramente morna

Ingredientes para a farofa:
150g de farinha de trigo
100g de açúcar
100g de manteiga ou margarina 80% (culinária) em temperatura ambiente
1 colher de chá de essência de baunilha 
5g de fermento químico (para bolo) 

Modo de preparo do pão:

Primeira etapa: levedura - Em uma tijela (bowl), misture 50g da farinha de trigo com o fermento instantâneo. Acrescente 80g (80 ml) da água, mexa bem para formar uma massinha bem leve. Cubra com filme PVC, coloque um pano por cima e deixe fermentar por cerca de 30 minutos.

Segunda etapa: massa - em outra tigela, peneire os 450g restantes da farinha de trigo e misture com os demais ingredientes secos (fermento químico, açúcar, sal e leite em pó). A seguir adicione a manteiga e a levedura e misture bem. Comece a adicionar água aos poucos, enquanto junta toda a massa com uma das mãos. Quando toda a massa formar uma bola consistente, coloque-a sobe a mesa ou bancada e comece a sovar. Sove por uns dois minutos e acrescente mais um pouquinho de água. Sove novamente por outros dois minutos e sinta a consistência da massa. Se ela ainda estiver pesada, endurecida, acrescente mais um pouco de água e sove por outros dois minutos. Repita o processo até que você sinta que a massa esteja mole e maleável, mas não muito mole que fique toda grudada na mesa e nas mãos. Faça uma bola lisa com a massa e coloque-a numa tigela polvilhada com farinha de trigo. Polvilhe trigo sobre a massa, cubra com um pano e deixe descansar rapidamente, por uns 5 minutos, tempo suficiente para lavar a louça e limpar a mesa.

Terceira etapa: preparação dos pães - retire a massa da tijela e coloque-a cuidadosamente sobre a bancada de trabalho ou mesa ligeiramente enfarinhada, como mostra a figura 1. Não pressione para não perder a aeração que já comecou. Com a faca, cuidadosamente divida a massa em duas partes iguais, como mostra a figura 2. A seguir, vire as massas com o lado do corte para baixo e cuidadosamente molde os pães, sem pressioná-los demais, como mostra a figura 3. Finalmente, coloque os pães com cuidado na formas previamente untadas com manteiga ou margarina 80%. As formas aqui são formas de tamanho padrão para pães caseiros. Cubra com um pano e deixe crescer por cerca de meia hora.

Quarta etapa: farofa - enquanto os pães crescem, aproveite para fazer a farofa. Em uma tijela, misture o trigo com o açúcar e a essência. A seguir, acrescente a manteiga e com os dedos incorpore os ingredientes até formar uma farofa úmida, como mostram as figuras abaixo.



Quinta etapa: segundo crescimento - depois da primeira meia hora, chegou o momento de colocar a farofa. Antes, porém, bata um ovo para misturar gema e clara e, depois, com um pincel macio passe delicadamente sobre o pão, tomando o cuidado de não escorrer para os lados (senão depois os pães irão grudar nas formas). A seguir, distribua a farofa sobre os pães deixando que caia pelos lados. Cubra novamente com um pano e deixe crescer por mais meia hora.


Sexta etapa: assar os pães - Coloque os pães para assar em forno pré-aquecido a 180 °C por uns 30 minutos (vai depender do seu forno). Coloque os pães sobre uma forma maior para evitar que a farofa caia no forno e fique queimando durante o processo.

Retire os pães com extremo cuidado, porque, em virtude da quantidade de açúcar na massa, eles ficam bem leves. Coloque sobre uma grelha ou tela e deixe esfriar.

Pronto! Agora é so aproveitar. Num dia frio... é muito bom!


 











Nenhum comentário:

Postar um comentário