quarta-feira, 10 de abril de 2013

PÃO TIPO ITALIANO FEITO EM CASA

(c) jorge dos santos moraes - abril de 2013

Huuuuuuum! Que delícia esse pão!!! Agora so faltam a manteiga e um café expresso! Vamos à receita?



Ingredientes:
500g de farinha de trigo
10g de fermento instantâneo seco (1 pacotinho)
10g sal
10g fermento químico (p/ bolo)
2,5g de açúcar (veja o artigo sobre medidas)
25g de azeite de oliva extra virgem
água ligeiramente morna o quanto baste (entre 260g e 280g)

Modo de preparo:

Primeira etapa: levedura - Em uma tijela (bowl), misture 50g da farinha de trigo com o fermento instantâneo. Acrescente cerca de 85g (85 ml) da água, mexa bem para formar uma massinha bem leve. Cubra com filme PVC, coloque um pano por cima e deixe fermentar por cerca de 30 minutos.
Segunda etapa: massa - em outra tigela, peneire os 450g restantes da farinha de trigo e misture com os demais ingredientes secos (fermento químico, açúcar, e sal). A seguir adicione o azeite e a levedura e misture bem. Comece a adicionar água aos poucos, enquanto junta toda a massa com uma das mãos. Quando toda a massa formar uma bola consistente, coloque-a sobe a mesa ou bancada e comece a sovar. Sove por uns dois minutos e acrescente mais um pouquinho de água. Sove novamente por outros dois minutos e sinta a consistência da massa. Se ela ainda estiver pesada, endurecida, acrescente mais um pouco de água e sove por outros dois minutos. Repita o processo até que você sinta que a massa esteja mole e maleável, mas não muito mole que fique toda grudada na mesa e nas mãos. Faça uma bola lisa com a massa e coloque-a numa tigela polvilhada com farinha de trigo. Polvilhe trigo sobre a massa, cubra com um pano e deixe descansar rapidamente, por uns 5 minutos, tempo suficiente para lavar a louça e limpar a mesa.
Terceira etapa: preparação dos pães - retire a massa da tijela e coloque-a cuidadosamente sobre a bancada de trabalho ou mesa ligeiramente enfarinhada. Não pressione para não perder a aeração que já comecou. Com a faca, cuidadosamente divida a massa em duas partes iguais. A seguir, vire as massas com o lado do corte para baixo e cuidadosamente molde os pães, sem pressioná-los demais (como fizemos no pão com farofa - é só conferir a receita em nosso blog). Finalmente, coloque os pães com cuidado em uma forma enfarinhada e leve-os para crescer em um local fresco e seco, por 1 hora. Não use formas individuais e deixe um espaço entre os pães.
Quarta etapa: preparar e assar - pré-aqueça seu forno a 250 °C. Quando o forno estiver na temperatura desejada, pegue uma faca bem afiada ou uma gilete e faça dois cortes  tomando o cuidado de não amassar os pães. Com um pincel ou borrifador, umedeça a superfície dos pães com água fria. Se quiser, polvilhe um pouco de trigo (bem pouco). Leve ao forno e asse por cerca de 17 minutos (dependendo do seu forno).
Retire da forma e coloque sobre uma grade ou grelha e deixe esfriar. O aroma fica fantástico!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário