sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

MÚSCULO NO VINHO

(c) 2014 - Jorge dos Santos Moraes

Inspirado pela receita do famoso "beuf bourguignon", e porque nem só de pão vive o homem, a receita de hoje é de um prato delicioso feito com músculo bovino. A carne fica macia, suculenta e envolta por um molho denso fantástico. A guarnição pode ser uma simples polenta e uma bela fatia de pão tipo ciabatta (veja a receita aqui no blog)! E tudo fica melhor ainda com um bom vinho tinto para acompanhar. Vamos à receita?



Ingredientes
500g de músculo bovino (dianteiro) cortado em cubos médios.
160g de bacon cortado em cubos médios (prefira o com pouca gordura).
1 cenoura média (cerca de 160g) cortada em "cubos"
2 talos de salsão, cortados em pedaços.
2 cebolas médias, cortadas em "quadrados" (a "paisane")
2 tomates não muito grandes, sem pele, sem sementes e cortados em cubos
1 ou 2 folhas de louro
1 dente grande de alho inteiro e sem a casca.
1 colher de sobremesa de extrato de tomate.
200ml de vinho tinto seco (cerca de um copo de requeijão).
1 colher de sopa de farinha de trigo.
sal e pimenta ao gosto

Modo de preparo.

Tempere os cubos de músculo com sal e pimenta. Reserve em temperatura ambiente.







Aqueça uma panela de fundo grosso, adicione um pouco de óleo, cerca de uma colher de sopa, e doure bem os cubos de bacon. Retire-os da panela e reserve.


No mesmo óleo da fritura do bacon, doure os cubos de músculo tomando o cuidado de colocar poucos pedaços de cada vez e de não virá-los demais, para que eles não soltem a água que a carne contém. Queremos pedaços dourados de carne. Na alquimia da cozinha, cor é sinônimo de sabor!!!


 

Retire os cubos de músculo e reserve-os junto com os cubos de bacon. Em seguida, na mesma panela, acrescente a cebola, a cenoura e o salsão e mexa bem para que eles "deglassem" a panela (retirada daquele fundo maravilhoso que ficou da fritura do bacon e da carne). Frite-os até que a cebola fique ligeiramente dourada.

 
Acrescente umas duas colheres de sopa de vinho tinto e mexa. Adicione as folhas de louro e o dente de alho. Cozinhe tudo por cerca de 2 minutos e, então, junte o bacon e a carne que estavam reservados. Adicione a colher de trigo e misture bem para incorporá-lo.



Agora, adicione os tomates e o extrato de tomate. Misture muito bem.


Finalmente, adicione os 200ml de vinho, misture, coloque a tampa sobre a panela e deixe cozinhar em fogo bem baixo, por umas duas horas, ou até que você perceba que a carne está macia o suficiente para ser cortada apenas com um garfo, tomando o cuidado de mexer de tempos em tempos, porque o trigo faz com que o molho tenha a tendência de grudar no fundo da panela, o que pode ficar queimado, dando um sabor ruim no final. Adicione um pouco de água durante o cozimento sempre que perceber que o molho começa a grudar demais. Pode-se usar um bom caldo caseiro de carne no lugar da água, mas, por favor, nunca use aqueles caldos em cubos vendidos nos mercados!!! Em breve vou ensinar como fazer um bom caldo caseiro que pode ser guardado no freezer!!! Se quiser, retire o dente de alho cozido antes de servir. Experimente o molho e veja se é necessário corrigir o sal.

Depois de pronto, é só comer!!!! BOM APETITE!






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário