quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

TORTA SALGADA DE LIQUIDIFICADOR

(Com recheio de linguiça calabresa e cebola)

Ótimo para o lanche da tarde ou para aquelas situações de emergência, quando chega uma visita inesperada e a gente fica pensando no que fazer. Com poucos ingredientes e fácil de fzaer. O recheio é apenas uma sugestão. Você pode usar sua criatividade. Vamos à receita?



Ingredientes da Massa
3 ovos
1 copo (tipo requeijão) de óleo (use neutro, como milho, girassol ou canola)
1 copo (tipo requeijão) de leite
1 copo (tipo requeijão) de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes do Recheio
1 bom pedaço de linguiça calabresa defumada, cortada em fatias finas (não muito!)
1 cebola grande ou 2 médias, cortadas em meias rodelas
sal e pimenta, ao gosto
tomilho (opcional)


Modo de preparo

Comece pelo recheio:
Numa frigideira, frite ligeiramente as fatias de linguiça, tomando o cuidado de não deixá-las muito torradas. Evite o uso de óleo, fritando-as na própria gordura em fogo baixo. Reserve. A seguir, adicione um pouco de azeite de oliva na frigideira e frite as cebolas em fogo baixo, mexendo sempre, até que fique bem translúcido e começando a dourar. Tempere com sal,  pimenta e tomilho. Reserve.


Agora a massa:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, tomando o cuidado de colocar os ingredientes líquidos primeiro. Bata bem para misturar os ingredientes. Se a massa ficar muito grossa para seu liquidificador, pare um pouco, mexa com uma espátula e bata novamente. Repita o processo umas quatro vezes.

Montagem:
Unte uma forma do tamanho 20x30 com azeite de oliva e polvilhe com farinha de rosca. Coloque metade da massa e arrume na forma para que fique uma camada bem uniforme. Distribua as fatias de linguiça e, depois, espalhe a cebola sobre elas. Em seguida, espalhe o restante da massa de modo a cobrir o recheio. Para finalizar (opcional), corte umas fatias de tomate e coloque-as sobre a massa. Coloque um pouco de orégano e queijo ralado sobre os tomates e a massa.



Leve ao forno pré aquecido a 175 °C por cerca de 50 minutos, ou até ficar com uma aparência dourada por cima. Dica! Se usar forno elétrico com dourador, deixe o dourador desligado durante os primeiros 25 minutos. Depois desse tempo, pode ligá-lo novamente.

Pronto! Agora é só servir! Quente ou frio, fica uma delícia!!!!

Observação: A receita da massa é do Curso de Confeitaria Básica do Liceu de Ofícios da Prefeitura Municipal de Curitiba, curso que fiz em 2005!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário