sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

PÃO DE QUEIJO


(c) 2014 - Jorge dos Santos Moraes

Café com pão de queijo! Deliciosa combinação, irresistível! A receita é do curso de confeitaria básica do Liceu de Ofícios do Boqueirão da Prefeitura Municipal de Curitiba, curso que tive a oportunidade de fazer no ano de 2005. Vamos à receita?


Ingredientes
300 g de polvilho azedo (cerca de 3 xícaras de chá não muito cheias)
120 g de queijo mussarela (picada ou ralada)
2 ovos inteiros e mais 1 gema
1 colher de chá de sal (ou ao seu gosto)
150 ml de leite
150 ml de óleo de girassol (se quiser, pode ser de soja, milho ou canola)

Modo de Preparo

Em uma tigela grande, misture o polvilho e o sal. Reserve.





Em uma panela, misture o óleo e o leite, leve ao fogo e deixe ferver.






Despeje essa mistura fervente sobre o polvilho para escaldá-lo.






Com uma espátula (ou colher de pau), misture bem formando como uma "farofa" de massa.




Enquanto a massa está bem quente, adicione a mussarela e misture ligeiramente. Quando a temperatura for baixa o suficiente, trabalhe a massa com as mãos até que forme uma massa bem compacta e lisa. Durante esse processo, o óleo da mussarela vai se desprender. Não se preocupe! Isso é normal! Se desejar, você pode descartar esse óleo, mas quando adicionarmos os ovos, eles serão o agente aglutinador incorporando esse óleo à massa. Eu sempre deixo esse óleo.



Depois, acresce um dos ovos, misture bem a massa com uma das mãos de modo a incorporar o ovo. A massa começa a ficar "grudenta". Adicione o segundo ovo e repita o processo. Finalmente, acrescente a gema e refaça o processo anterior. A massa vai ficar ainda mais grudenta! É assim mesmo que tem que ser. Existem receitas que utilizam o queijo com a massa já fria, mas o resultado final será um pão de queijo mais consistente do que queremos.




Agora, com as mãos ligeiramente untadas, faça pequenas bolas e coloque-as sobre uma forma untada com muito pouco óleo. Eu dividi a massa em 16 bolinhas para a minha já conhecida forma de 35 cm x 35 cm.






Leve para assar em forno pré-aquecido a 175 °C (médio) por um tempo entre 25 e 30 minutos até que eles cresçam e fiquem ligeiramente dourados. O tempo vai depender do seu forno. O ideal é que eles expandam formando "estrias", como o primeiro do canto inferior direito da foto abaixo.




Pronto! Agora é só aproveitar do seu modo favorito. Eu, por exemplo, adoro com um café passado na hora!!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário