sexta-feira, 30 de outubro de 2015

PÃES DE MINUTO

Mais uma receita clássica da confeitaria e padaria e uma delícia de acompanhamento para o café ou chá. Eu simplesmente amo os pães de minuto e adoro fazê-los em casa. A textura final lembra um grande "bolachão" e você pode dar a eles o sabor que quiser, acrescentando chocolate granulado, gotas de chocolate, raspas de limão ou laranja, essências... A receita original é do curso de Confeiteiro do Liceu de Ofícios da Prefeitura de Curitiba, curso que, como eu já disse aqui em outras oportunidades, eu tive a oportunidade de fazer no ano de 2005. Vamos a ela?



Ingredientes
> 400g de farinha de trigo
> 160g de açúcar
> 60g de margarina culinária (ou manteiga) em temperatura ambiente
> 1 ovo
> 10g de fermento químico (para bolo)
> 80g de leite


Modo de preparo

Em uma tigela, misture bem a margarina com o ovo.


Depois, acrescente o açúcar e misture bem, formando um creme.


Adicione o trigo e o fermento e trabalhe a massa com os dedos, delicadamente, misturando os ingredientes, até que o resultado seja uma farofa úmida.



Finalmente, adicione o leite e misture tudo, trabalhando com a mão até que fique uma bola bem homogênea. Não sove a massa. Se preciso, coloque-a sobre a mesa ou bancada de trabalho. Coloque de volta na tigela e polvilhe um pouco de trigo.


Cubra com um plástico e deixe descansar por 15 minutos.

Passado esse tempo, divida a massa em 6 porções iguais e modele os pães do seu gosto. Eles podem ser redondos, ovalados (como os que eu fiz), quadrados, mas não devem ficar muito finos - o ideal seria uma espessura de 1,5 cm. Coloque-os em uma forma untada e enfarinhada, deixando um espaço entre eles. Eu usei uma forma normal para bolos de tamanho 20x30.


Pincele com gena de ovo misturada com água (uma gema + 1 colher de sobremesa de água) e leve-os para assar no forno pré-aquecido a 175°C (forno médio se o seu forno for a gás) por uns 40 minutos (o tempo vai depender do seu forno!). Se você estiver usando forno elétrico, deixe o dourador ligado durante todo o tempo e posicione a grelha na metade da altura da câmara do forno.

Eles estarão prontos quando estiverem com um belo tom corado e apresentarem belas e bem-vindas rachaduras na superfície. Cuidado para não queimá-los (no forno a gás, a tendência é que eles fiquem mais assados na parte de baixo). Retire-os da forma e coloque-os sobre uma grade ou grelha para esfriar. Cuidado, porque eles ficam muito quebradiços enquanto quentes.


E, agora, é só passar um café bem quentinho e devorá-los (se você for louco por pães de minuto como eu sou!).


Nenhum comentário:

Postar um comentário