quarta-feira, 7 de outubro de 2015

PÃEZINHOS DE ÁGUA BEM CASEIROS

(c) 2015 - Jorge dos Santos Moraes

E a receita de hoje é uma versão bem caseira de um pão tradicional disponível em algumas panificadoras da cidade - já foi o único tipo de pão por aqui, mas aos poucos foi substituído pelo "francesinho" e as únicas panificadoras que ainda fazem esse tipo de pão, não usam mais a tradicional receita de outros tempos, mas fazem com a mesma pré-mistura para francesinho. É claro que o nosso pãozinho não vai ficar igual ao pãozinho original, já que, para isso, seriam necessários a estufa de crescimento e um forno de convecção com vapor, mas o resultado final é um pão delicioso. Infelizmente não dá para fazer em forno convencional a gás, a menos que o seu forno tenha o dourador, como os fornos elétricos. Vamos à receita?



Ingredientes

LEVEDURA
> 100g de farinha de trigo
> 8g de fermento biológico seco instantâneo
> 100g de água


MASSA
> 300g de farinha de trigo
> 8g de sal
> 150g de água (GELADA, se for usar batedeira)


Modo de preparo

Em uma tigela (pode ser a da própria batedeira), misture os ingredientes da levedura. Cubra com um plástico e deixe descansar por 30 minutos.

Passado esse tempo, misture o sal com o trigo. À tigela com a levedura, adicione a água da massa e a mistura de trigo e sal. Se for usar a batedeira, trabalhe a massa por uns 10 minutos. Se for preparar manualmente, misture os ingredientes, coloque a massa sobre a mesa ou bancada e sove bem, por uns 15 minutos, até que ela fique bem lisa e homogênea.

Depois de sovada, a massa deve ser colocada em outra tigela levemente untada com óleo. Essa é a única gordura que deve entrar na massa, portanto, não exagere na quantidade! Cubra com um plástico e deixe descansar outros 30 minutos.

Depois de 30 minutos, coloque a massa sobre a mesa ou bancada de trabalho e sove-a ligeiramente para tirar o ar da fermentação e agregar a gordura da tigela que ficou impregnada na massa.

Com o auxílio de uma balança, divida a massa em 8 porções e forme pequenas bolinhas com elas.




O próximo passo é modelar os pãezinhos. Unte o lado de uma das mãos com um pouco de óleo, não muito e, depois, pressione o centro de cada bolinha, de modo a formar uma "bundinha" (rsrs). Não pressione demais para não rasgar a massa.





Coloque os pãezinhos modelados em uma forma previamente untada.



Cubra-os com plástico ou coloque-os em um lugar fechado, abrigado do vento, e deixe-os crescer por pelo menos 1 hora e não mais que 1 hora e meia.

Para terminar, pegue um borrifador de água e umedeça ligeiramente os pães, tomando  o cuidado de não encharcá-los. Leve-os ao forno pré-aquecido a 210 °C. Pulverize um dos lados internos do forno de modo a criar um ambiente saturado de vapor. Feche o forno rapidamente e asse os pãezinhos por uns 20 minutos.

Depois de assados (eles não devem crescer muito!), coloque-os para esfriar em uma tela ou grelha, mas, se preferir, pode comê-los ainda quentinhos, bem crocantes, com manteiga. E não se preocupe se eles não ficarem com o formato modelado. É normal isso acontecer.







Um comentário:

  1. Hummm.... assim que tiver um tempinho, vou correr pra cozinha experimentar!
    Trazer um pouco do nosso gostinho brasileiro para o cafe da manha em casa...

    ResponderExcluir