quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

BOLO DE BANANA COM CANELA E AVEIA

(c) 2015 - Jorge dos Santos Moraes

Eu adoro quando chega a hora do lanche no final da tarde. E lanche, para mim, tem que ter um bom bolo como companheiro perfeito para o café, chá ou achocolatado… A receita de hoje eu a concebi quando me bateu uma vontade danada de comer uma de bolacha que eu adoro, de uma marca famosa, feita com esses três ingredientes: a banana, a aveia e a canela – casamento perfeito, não? Juntei os ingredientes que eu tinha em casa e o bolo saiu. Vamos à receita?



Ingredientes

> 150g de farinha de trigo
> 50g de aveia em flocos (médios)
> 150g de açúcar
> 60g de manteiga ou margarina culinária (em temperatura ambiente)
> 125g de leite (meio copo de requeijão)
> 2 ovos (claras e gemas separadas)
> 75g de banana caturra (mais ou menos uma banana média)
> 1 colher de sobremesa de fermento químico (para bolo)
> canela ao gosto (eu usei 1 e ½ colher de chá não muito cheias)


Modo de preparo

Em uma tigela, bata as claras em neve. Reserve.

No liquidificador, bata a banana com o leite, as gemas e a canela. Reserve.

Em outra tigela, bata bem o açúcar com a manteiga. Depois, acrescente o leite batido e bata mais um pouco para misturar bem os ingredientes. Parece que desandou, mas não!

A seguir, acrescente o trigo e o fermento e mexa para incorporar a mistura. Não bata demais para não desenvolver o glúten do trigo (o bolo pode ficar duro).

Separe cerca de 1/3 da clara em neve, adicione à massa e misture bem.

Finalmente, adicione os 2/3 restantes da clara e misture delicadamente, para não perder a aeração das claras.

Coloque a massa em uma forma de pão retangular (ou outra forma de sua preferência) previamente untada e enfarinhada.

Asse em forno pré-aquecido a 175°C por mais ou menos 40 minutos (o tempo vai depender do seu forno). Ele não vai ficar um bolo muito crescido, por causa dos ingredientes.

Depois de assado, é só esperar esfriar e pronto! Bom apetite!!!

Algumas dicas:

1) Quanto a forma, eu usei a minha forma para pão caseiro que mede 10cm x 23cm x 6cm. Nas padarias ela é conhecida como forma para pão de 600g. Se quiser, use uma forma redonda de 20 cm de diâmetro ou menos. Não use forma maior ou o bolo vai ficar muito baixo.

2) Sempre que usar o forno elétrico para assar bolos, deixe o dourador (se tiver) desligado durante os primeiros 20 ou 30 minutos. Assim o bolo cresce melhor. Depois desse tempo, ligue o dourador e deixe assar o tempo necessário. Use sempre a grelha na posição mais baixa.

3) Se quiser, cubra o bolo com uma leve camada de açúcar de confeiteiro com canela, pouco antes de servir.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário